O Laudo Técnico é um documento no qual relatamos, tecnicamente, a situação de uma obra ou edificação. Para isso, nos valemos de normas, fotos e visitas para vistoria do local analisado. Ou seja, nessas visitas, buscamos entender a realidade do cliente e o contexto na qual à sua construção está. Depois disso, buscamos o histórico de fatos relevantes da construção.
De forma personalizada nós, como peritos da área, emitimos um laudo, contendo toda descrição do lugar com fotos, relatos e documentos. Além disso, é feito um relatório, em linguagem técnica, mostrando que a vistoria foi feita por um profissional competente.
Junto a esse relatório, de acordo com a necessidade do cliente, podemos incluir um Parecer Técnico. Nesse parecer, constatamos as possíveis causas de falhas construtivas, além de recomendações técnicas de intervenções no local. Este parecer irá se basear na experiência que temos, sendo “um conselho ou esclarecimento técnico sobre assunto de nossa especialidade”, segundo a NBR 13752 – Perícias de Engenharia na Construção Civil e outras normas necessárias.
Qual é a importância de um Laudo Técnico?
O Laudo Técnico é importante para todas as situações que envolvam comprovação técnica de fatos relevantes sobre um local. Como, por exemplo, avaliação estrutural para colocação de placas solares no telhado ou qualquer sobrecarga adicional que o cliente deseja incluir em sua cobertura, entre outras intercorrências de qualquer natureza que venham a acontecer.
Nesse sentido, o Laudo se torna útil não só como uma Prova Técnica para o contratante se precaver de possíveis danos no futuro, mas também, ele pode apontar a viabilidade de realizar qualquer tipo de reparo na obra ou na edificação. Portanto, trata de uma forma de trazer segurança para sua obra. Assim, é necessário que você, cliente, busque saber se sua edificação já possui um Laudo Técnico e verificar se precisa de um novo documento.