A primeira etapa de uma obra é o estudo e a análise técnica da construção. Nosso time de engenheiros consegue determinar se o escopo do projeto pode ser feito. Nessa fase, elementos como localização, entorno, condições do solo, restrições ambientais e geotécnicas são considerados.
O estudo de viabilidade técnica de um projeto é obrigatório por lei e nada mais é do que um documento que engloba todas as variáveis da obra, além de averiguar o risco e o retorno que o empreendimento terá, considerando fatores como estrutura, instalações, informações legais e ambientais etc.
Com essas informações em mãos, fica mais fácil e eficiente a tomada de decisão no que tange as mudanças estruturais, construções e obras, evitando problemas futuros. Cada projeto tem as suas discriminações e, por essa razão, o estudo pode sofrer variação.
Em geral, o documento refere-se a um levantamento completo de todas as demandas da obra, considerando o escopo do trabalho a ser realizado. Isto é, o estudo de viabilidade técnica analisa e agrupa dados prévios sobre elementos como:
Restrições de entorno;
Custos e despesas do projeto;
Condições do solo e restrições geotécnicas e ambientais;
Taxa de ocupação, coeficiente de permeabilidade e recuos;
Limitações ligadas à legislação, zoneamento, regras condominiais e operações urbanas;
Código de obras, plano diretor municipal, leis de utilização e ocupação do solo, código sanitário e florestal;
Cenários e alternativas.
Com essas e outras informações em mãos, nossos engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra formam um guia para executar e aprovar o projeto. Além de assegurar a legislação e os padrões, evitando sanções, multas e outros gargalos mais sérios, o documento possibilita uma melhor gestão do tempo e do dinheiro que será utilizado ao longo do processo.
Inclusive, o estudo assegura a prevenção de acidentes, assim como ajuda os profissionais a compreender os imprevistos que podem ocorrer ao longo da realização do trabalho, visto que engloba um passo a passo com todas as fases do processo.